O que são os Núcleos Setoriais?
Os Núcleos Setoriais são um grupo de trabalho, composto por representantes de empresas de um mesmo segmento ou não, tendo como objetivo aproximar e promover o associativismo, além de favorecer o desenvolvimento das empresas do seu setor e da economia do seu município. Os Núcleos Setoriais são orientados e acompanhados por um consultor designado pela Associação Comercial, sendo em Marechal Cândido Rondon a ACIMACAR.
Os núcleos setoriais surgiram no Brasil em 1991, fruto de um projeto de cooperação entre Câmara de Artes e Ofícios de Munique e Alta Baviera, e as Associações Comerciais e Empresariais de Santa Catarina. O modelo alemão foi adaptado à realidade brasileira, permitindo, assim, trabalho mais participativo e orientado pela demanda dentro das entidades empresariais. A partir dos resultados gerados, foi implementado o Projeto Empreender, parceria da CACB - Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil e do Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, levando a idéia dos núcleos setoriais para todos os Estados da União.
Quem pode fazer parte de um Núcleo Setorial?
Empresas associadas à ACIMACAR. Qualquer empresa ou profissional liberal, devidamente inscritos no CRECI, poderão solicitar sua participação no Núcleo, para isso deverão fazê-lo por escrito e sua entrada será permitida mediante votação e aprovação das empresas já nucleadas, necessitando de maioria simples, ou seja, 50% mais um voto.
Como posso contribuir para o fortalecimento do Núcleo Setorial?
A empresa não associada poderá conhecer a dinâmica do Núcleo participando de até três reuniões antes de associar-se à entidade. Após essa fase, para continuar a participar do Núcleo Setorial a empresa deverá associar-se. O participante passará a ser integrante do Núcleo contribuindo com o desenvolvimento do seu segmento.
Como posso contribuir para o fortalecimento do Núcleo Setorial?
Através da cooperação, confiança no trabalho em grupo e a participação ativa no Núcleo Setorial, trazendo para discussão aspectos comuns aos segmentos e, em conjunto, encontrar soluções. Essas soluções fortalecerão o segmento, desenvolvendo a sustentabilidade dos negócios.
Tem rodízio de tarefas e lideranças no Núcleo Setorial?
Sim. Os Núcleos Setoriais elegem anualmente um coordenador, que fica responsável junto com o Consultor do Núcleo Setorial em tomar a frente aos trabalhos, envolvendo os nucleados no planejamento e trabalhando para que as ações efetivamente aconteçam. O coordenador pode se reeleger por mais de um ano ou integrar a diretoria.
Quais as vantagens do Núcleo Setorial?
- Acesso a capacitação e consultoria.
- Possibilidade de realização de compras e vendas em conjunto.
- Participação em feiras, missões empresariais, eventos com maior regularidade e menor custo.
- Ganho de qualidade produtiva e competitividade no trabalho do Núcleo Setorial.
- O trabalho dos núcleos setoriais além de trazer benefícios para as empresas participantes, gera impactos positivos nas entidades empresariais que promovem esta forma de organização da base. Podem ser mencionados:
- Melhoria da representatividade;
- Aumento do quadro social e, conseqüentemente, da receita da entidade empresarial local;
- Crescimento de demanda por serviços da entidade;
- Fortalecimento da cultura associativista;
- Profissionalização do quadro funcional;
- Participação pró-ativa no desenvolvimento local e regional.